sábado, 13 de abril de 2013



O SACRAMENTO DO BATISMO

O Sacramento do Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta de entrada aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão.
Quando recebemos o Sacramento do Batismo, deixamos de ser criatura para nos tornar Filho Amado de Deus. Os sacramentos são "invenções" da Igreja, foram sem dúvida instituídos por Jesus Cristo, o próprio Deus Encarnado.

Jesus disse aos discípulos:
"Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês" (Mt 28, 19-20). 

O Cristo Ressuscitado envia sua Igreja ao mundo, pois a salvação é oferecida a todos. O Batismo é o sacramento da comunhão de todos no Cristo. 

Nos diz São Paulo:
"Pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. Não há mais diferenças entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo" (Gl 3, 27-28)

Jesus instituiu o Batismo e determinou que fosse usada a água como matéria desse Sacramento. Foi também Jesus quem disse a forma de se batizar: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém." O rito do Batismo consiste em derramar água na cabeça da pessoa que vai ser batizada, ao mesmo tempo em que se diz a forma. NO entanto, é preciso que o ministro tenha a intenção de fazer o que faz a Igreja Católica no Sacramento do Batismo.

O Batismo nos concede, pela primeira vez, a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração. Junto com a graça recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes Cristãs. Apaga o pecado original, apaga os pecados atuais e todas as penas ligadas aos pecados. Imprime na nossa alma um caráter, somos cristãos, fazendo de nós, filhos de Deus, membros da Santa Igreja Católica e herdeiros do Paraíso. Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos.

Pe. José Émerson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário