quinta-feira, 18 de abril de 2013


NOVENTA ANOS DO Pe. JOÃO – Parte I

Noventa anos, não são noventa dias.

Inicio este breve texto com um desafio: descrever sobre uma pessoa; sim, pode ser até certo ponto fácil, pois é somente ver o que a pessoa têm de dons, carismas e até mesmo de limitações, que cá pra nós, humanamente falando, são até mais fáceis de apresentar...
Contudo aqui dedico escrever um pouco sobre a pessoa do Pe. João Vandebeek. Sacerdote que deixou sua terra vindo para o Brasil, num contexto em que, exigia a presença de missionários que pudessem disseminar o Evangelho de Cristo, nestas terras da Santa Cruz em especial neste chão sofrido do nordeste do Brasil. Assim como tantas pessoas que sendo católicas ou não, letradas ou não, que tenham alguma influencia na sociedade, ou não, deixam suas marcas profundas principalmente naqueles que conviveram com determinada pessoa; desta maneira, Pe. João não fica de fora.
Conta-nos algumas pessoas que conviveram mais diretamente, que João Maria Vandebeek nasceu na Bélgica em 20 de Abril de 1923, de uma família muito católica e simples de vida. Desde cedo o jovem João queria ser sacerdote e missionário; assim num belo dia, foi convidado a ingressar no seminário da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, congregação fundada por Pe. Leão Dehon, que possuía de fato, o espírito missionário o qual João rapidamente se identificou.
Deste tempo de seminário, seu amor ao Sagrado Coração de Jesus era intenso, e a exemplo do seu fundador queria de fato ser também um missionário, ir além fronteiras pra dar sua vida ao povo, a Cristo e seu Evangelho. Seu desejo veio ser concretizado com a sua consagração religiosa em 24 de Setembro de 1943, tornando a sua entrega mais efetiva; e junto com o seu irmão de sangue José, que era o mais novo (pois me foge à memória), foram ordenados sacerdotes no dia 08 de Julho de 1951, na Bélgica, seu país natal; o mais bonito é que, o jovem João mesmo depois de haver terminado seus estudos no seminário, quis cursar arquitetura e engenharia civil, onde deste modo aguardaria o seu irmão José terminar os mesmos estudos eclesiásticos para serem ordenados juntos como de fato aconteceu.


Foto: Pe. João e seu irmão Pe. José

FONTE: Pe. Alan da Silva Alves
Sacerdote da Arquidiocese da Paraíba, estudante graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia pelo CCAE/ UFPB,
Membro do GEPEEES (Grupo de estudos e pesquisa em educação, etnia e economia solidária da UFPB, campus IV).



Nenhum comentário:

Postar um comentário