terça-feira, 16 de abril de 2013


“MUITO BELO”
O cristão não maquia a vida, mas a aceita do jeito que Deus quer
Missa na Casa Santa Marta: o papa nos exorta a enfrentar as dificuldades da vida sem medo, na certeza de que Cristo está do nosso lado "mesmo nos momentos mais escuros"
Por Salvatore Cernuzio
ROMA, 15 de Abril de 2013 (Zenit.org) - "Não maquiar a vida", mas aceitá-la do jeito que Deus permite que ela seja. É assim que o cristão encara os problemas da sua existência: não com escapatórias, mas confiando-se plenamente a Nosso Senhor, que sempre dá uma solução e nunca deixa faltar a sua ajuda.
A lista de conselhos do papa Francisco, compartilhada todos os dias nas homilias na Casa Santa Marta, tem agora mais um: não "maquiar" a própria vida.
Partindo da liturgia do dia (13 de abril), tomada por sua vez dos Atos dos Apóstolos, o Santo Padre afirmou que o cristão aceita tudo o que lhe acontece na vida, especialmente as dificuldades, certo de que o Senhor da vida não é ele mesmo, mas Deus. Uma mensagem incisiva e uma lição de vida profunda para todos os fiéis, especialmente para os participantes na celebração, entre os quais membros da Gendarmaria Vaticana, do Corpo de Bombeiros do Vaticano e das religiosas Filhas da Caridade.
Como em sermões anteriores, Francisco falou de algumas "cenas", tanto atuais quanto próprias da primeira comunidade cristã. A leitura do dia descrevia a discussão entre gregos e judeus sobre algumas necessidades práticas, como a assistência às viúvas, considerada por muitos como negligenciada.
"A primeira coisa que eles fazem é criticar, falar uns contra os outros", disse o papa. “Mas isso não leva a nenhuma solução. Os apóstolos, com a assistência do Espírito Santo, responderam bem: chamaram o grupo de discípulos e conversaram".
Este é o primeiro passo, declarou o papa: "Quando temos problemas, temos que olhar bem e falar sobre eles, nunca escondê-los". Os apóstolos, por exemplo, "avaliaram e decidiram", sabendo que o seu primeiro dever era “a oração e o ministério da Palavra".
Neste sentido, a história dos primeiros cristãos se vincula ao evangelho de hoje, em que Jesus tranquilizou os discípulos assustados no lago tempestuoso. O papa reitera: "Quando temos problemas, temos que encará-los. E Nosso Senhor nos ajudará a resolvê-los".
"Não precisamos ter medo dos problemas. O próprio Jesus disse aos discípulos: ‘Sou eu, não temais. Sou eu’. Sempre! Com as dificuldades da vida, com os problemas, com as coisas novas que temos que fazer: nosso Senhor está conosco. É verdade que podemos errar, mas Ele está sempre perto de nós e nos diz: ‘Vamos voltar para o caminho certo’".
Uma das recomendações do papa Bergoglio, pronunciada com a simpatia e com a sinceridade de sempre, é esta: "Não é uma boa atitude maquiar a própria vida: não mesmo. A vida é do jeito que é, é a realidade. Ela é do jeito que Deus quer que ela seja ou permite que ela seja, mas é do jeito que é, e nós temos que aceitá-la do jeito que ela é. E o Espírito do Senhor nos dará a solução para os problemas".
A palavra que Cristo nos renova hoje, é, portanto: "Não tenhas medo. Sou eu". Palavra que, observou o papa Francesco, deve nos acompanhar e consolar "nos momentos em que tudo é escuro" e "eu não sei o que fazer". Sabendo disto, "vamos aceitar as coisas como elas vêm, com o Espírito do Senhor e com a ajuda do Espírito Santo. E vamos em frente, firmes, na estrada certa".
Francisco termina: "Peçamos ao Senhor a graça de não ter medo, de não maquiar a nossa vida, de tentar resolver os problemas como os apóstolos, e de tentar também o encontro com Jesus, que está sempre do nosso lado, mesmo nos momentos mais escuros da vida".
Fonte: ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário