sábado, 6 de abril de 2013


OS SACRAMENTOS DA IGREJA CATÓLICA
Os sacramentos são sinais eficazes da graça divina, instituídos por Cristo e confiados à sua Igreja. Os ritos visíveis sob os quais os sacramentos são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento.
 
A Igreja celebra os sacramentos como comunidade sacerdotal estruturada pelo sacerdócio batismal e pelos ministros ordenados.
O Espírito Santo prepara para a recepção dos sacramentos por meio da Palavra de Deus e da fé que acolhe a Palavra nos corações bem dispostos.  Afirma-nos o Catecismo da Igreja Católica:
 
“1118. Os sacramentos são “da Igreja”, no duplo sentido de que são “por ela” e “para ela”. São “pela Igreja”, porque ela é o sacramento da ação de Cristo que nela opera, graças à missão do Espírito Santo. E são “para a Igreja”, são estes ‘sacramentos que fazem a Igreja” (31), porque manifestam e comunicam aos homens, sobretudo na Eucaristia, o mistério da comunhão do Deus-Amor, um em três pessoas.”
“1119. Formando com Cristo-Cabeça “como que uma única pessoa mística” (32), a Igreja age nos sacramentos como “comunidade sacerdotal”, “organicamente estruturada” (33): pelo Baptismo e pela Confirmação, o povo sacerdotal torna-se apto a celebrar a liturgia; e por outro lado, certos fiéis, “assinalados com a sagrada Ordem, ficam constituídos em nome de Cristo para apascentar a Igreja com a Palavra e a graça de Deus” (34).”
Os frutos da vida daquele que recebeu o sacramento é ao mesmo tempo pessoal e eclesial, ou seja, para a Igreja. Por um lado, este fruto é para cada fiel uma vida para Deus em Cristo Jesus; por outro, é a para a Igreja crescimento na caridade e em sua missão de testemunho no anúncio da Palavra do Senhor.
Os sacramentos são:
Sinais sagrados, pois nos concedem uma realidade sagrada, espiritual;
Sinais eficazes, pois, produz realmente em nós a graça Divina;
Sinais da graça, pois transmitem a diversidade de dons da graça divina;
Sinais da fé, não somente supõem a fé em quem os recebe, mas porque nutrem, robustece a fé de quem o recebe.  
Sinais da Igreja, porque foram confiados à Igreja de Cristo, são celebrados na Igreja e em nome da Igreja, exprimem a vida da igreja, edificam a Igreja, tornam-se uma profissão de fé na Igreja.
Os Sacramentos da Iniciação Cristã
Pelos sacramentos da iniciação cristã - Batismo, Confirmação e Eucaristia - são os fundamentos de toda vida cristã. Renascidos no Batismo, e fortalecidos pelo sacramento da Confirmação, somos nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia.
Os Sacramentos da Cura
Nos sacramentos da iniciação cristã, recebemos a vida nova em Cristo. Esta vida como nos afirma o apóstolo nós trazemos "em vasos de argila" (2Cor 4, 7). Estamos ainda em "nossa morada terrestre" (cf. 2Cor 5, 1), sujeitos ao sofrimento, à doença e à morte. Esta nova vida de filhos de Deus pode se tornar perdida pelo pecado.
O Senhor Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos, que remiu os pecados do paralítico e restitui-lhe a saúde do corpo (cf. Mc 2, 1-12), quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o Sacramento da Penitência e o Sacramento da Unção dos Enfermos.
Os Sacramentos do Serviço da Comunhão
O Sacramento da Ordem e o Sacramento do Matrimônio. Conferem uma missão particular na Igreja e servem para a edificação do Povo de Deus.
Nesses sacramentos, os que já foram consagrados pelo Batismo e pala Confirmação para o sacerdócio comum de todos os fiéis podem receber consagrações específicas. Os que recebem o sacramento da Ordem são consagrados para uma missão especial na Igreja, são os pastores da Igreja (Diáconos, Padres, Bispos). Por sua vez, que recebem o Matrimônio são convidados a constituírem família e manifestarem ao mundo de modo visível o amor de Cristo pela a sua Igreja, sendo uma família segundo o coração de Deus.
Pesquisa: Catecismo da Igreja Católica
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário