sábado, 20 de abril de 2013


O SACRAMENTO DA CRISMA


No dia do nosso batismo recebemos o Espírito Santo que vai nos acompanhar por todas as fazes da nossa vida. No sacramento da Crisma a Igreja de Cristo invoca sobre o cristão novamente a efusão do Espírito Santo que agindo e operando nele o acompanha para o encontro pleno com Jesus.

Diz-nos o Catecismo da Igreja Católica n. 1285:

“Com efeito, os batizados pelo sacramento da Confirmação, são mais perfeitamente vinculados à Igreja, enriquecidos com uma força especial do Espírito Santo e deste modo ficam mais estritamente obrigados a difundir e a defender a fé por palavras e obras, como verdadeiras testemunhas de Cristo.”


O efeito da Crisma é efusão do Espírito Santo, como no dia de Pentecostes. Essa efusão imprime na alma um caráter indelével e faz crescer a graça recebida no batismo, enraíza mais profundamente a filiação divina, unindo de forma mais firme o fiel a Cristo e a sua Igreja revigorando na alma os dons do Espírito Santo, nos capacitando ainda mais para dar testemunho da fé cristã.
No dia de Pentecostes os Apóstolos recebem o Espírito Santo e anunciam as grandes maravilhas de Deus (At 2,11). Através da imposição das mãos comunicam o Dom do mesmo espírito recebido e ao longo da sua história a Igreja continuou a viver do Espírito e a comunicá-lo aos seus filhos.

Diz o catecismo da Igreja Católica n. 1300:

“Segue-se o rito essencial do sacramento. No rito latino, “o sacramento da Confirmação é conferido pela unção do santo crisma sobre a fronte, feita com a imposição da mão, e por estas palavras: “Accipe signaculum doni Spiritus Sancti – Recebe por este sinal o Espírito Santo, o Dom de Deus”.

O Bispo Diocesano é sempre que ministra o Sacramento da Crisma podendo delegar um padre para fazê-lo.

Pe. José Émerson


Nenhum comentário:

Postar um comentário