domingo, 7 de abril de 2013




2ª DOMINGO DA PÁSCOA – ANO C
Leituras: 1ª Leitura: At 5,12-16; Salmo: Sl 118; 2ª Leitura: Ap 1,9-13.17-19; Evangelho: Jo 20,19-31


         Caros irmãos e irmãs, os relatos do Evangelho sobre ressurreição de Jesus não trazem a intenção de nos apresentar uma reportagem sobre um acontecimento do passado, no entanto, não excluímos o fato de serem dados objetivos que realmente aconteceram e não devaneios da mente humana, no caso a dos apóstolos.
No Evangelho ouvimos Tomé dizer que só acreditará se enxergar. Se olharmos em todas as aparições a iniciativa é sempre de Jesus é Ele que aparece e sempre as portas estão fechadas. No fim das contas os apóstolos além de estarem tomados por um grande medo há uma dureza nos seus corações. Tomé dessa vez está lá e Senhor o manda tocar. Ele não é um fantasma, mas é Ele mesmo.
Na verdade os relatos são verdadeiras profissões de fé pascal, o sepulcro está vazio, o Senhor já não está mais morto mais vive, ressuscitou. Na segunda leitura ouvimos:

“Crescia sempre mais o número dos que aderiam ao Senhor pela fé; era uma multidão de homens e mulheres.” (At 5,14)

Ora, a comunidade fazia a experiência do ressuscitado que agora está presente na comunidade, que está viva por que Ele Jesus está vivo.

A ressurreição caros irmãos e irmãs é um fato independente até mesmo da fé, não fruto da criação desta fé, mas é causa desta fé.
Tomé agora toca o Senhor e proclama: “MEU SENHOR E MEU DEUS”, por que viu. E nós fomos chamados pelo próprio Jesus de bem-aventurados por que sem ter visto acreditamos.
No entanto gostaria de deixar uma pergunta para todos nós neste dia de hoje. Estamos precisando ver o senhor para acreditar, só acreditamos se aquela graça, aquele milagre ou aquele pedido acontecer ou acredito por que Ele é o MEU SENHOR E MEU DEUS?

Bom Domingo, boa semana!

Pe. José Émerson

2 comentários:

  1. Bom dia Padre, eu acredito em Deus porque o sinto no meu coração, nas horas felizes e tristes. Eu creio e Confio muito que Deus esta conosco sempre dentro do nosso coração em forma de amor maior, muito forte, capaz de superarmos tudo, sempre confiante. um otimo domingo para o Sr.

    ResponderExcluir
  2. padre emersom deixou muita saudade ao povo de brejao !

    ResponderExcluir