sexta-feira, 4 de maio de 2012


SEMINÁRIO DE CURA INTERIOR PARA AS FAMÍLIAS
2º DIA.
“O Amor do Pai se derrama na Pessoa do Filho no Mistério da Encarnação.”
            “Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, por que não o conheceu.” (1Jo 3,1).
            Neste segundo dia gostaria de fazer uma grande viagem com todos pelos caminhos de Emaús. (Lc 24,13) As vezes nos parecemos com os discípulos que caminhavam para o povoado de Emaús. Tristes cabisbaixos, sem muito por crêr, por que realmente parece que a vida perdeu o sentido. A experiência é justamente de desolação. O Senhor tinha realmente morrido na cruz todos tinham presenciado aquelas cenas terríveis e agora era realmente difícil acreditar nas palavras daqueles que de inicio pareciam terem simplesmente uma visão.
            Enquanto recordam tais acontecimentos o próprio Jesus se aproxima, no entanto não o conseguem enxergar pois, o medo, a descrença e até mesmo a falta de esperança se apodera dos seus corações.(Lc 24,15) Realmente não era para menos! O que restava a não ser um grande lamento de dor e ver todo um sonho de liberdade ser destruído por tão grande tormento e dor.
            Caríssimos às vezes a nossa vida parece o caminho de Emaús! Nem sempre sabemos ou podemos dar razões de tantos sofrimentos dos quais passamos. Nem sempre temos a mente aguçada para podermos realmente percebemos o por quê de tanta angustia e falta de esperança. É a sensação dos discípulos: O que vamos fazer daqui por diante?
            Nem sempre temos explicações os vários momentos difíceis que muitas vezes nos atormentam a vida, e ai descobrimos que não somos ou baú ou a fortaleza que pensamos ser.
            É justo nesta hora que o Senhor se aproxima de nós! Nos faz perceber que a vida não implicar em viver só este momento de sofrimento como se fosse só isso a arte do viver. Ele se aproxima para nós falar das nossas vitórias da forma que nos motivou a chegarmos até aqui, e o melhor que não podemos desistir em continuarmos caminhando. O Senhor se aproxima de nós para nos abrir os olhos! (Lc 24,31) Precisamos abrir os olhos frente as dificuldades da vida. Abrirmos os olhos para nós mesmo no mais profundo do nosso ser e descobrirmos que este Deus nos ama tanto ao ponto de nós dá o seu Filho para que pudéssemos Nele encontrar a salvação.
            Precisamos deixar Jesus entrar em nossas vidas! Precisamos deixar Ele preencher todos os espaços vazios de nossas almas. Só deixando Jesus fazer uma verdadeira limpeza na alma poderemos sentir, este verdadeiro gozo espiritual de tanto precisamos.  Deixar-se curar por Jesus é decidir tocar por Ele. Abrir os espaços do coração para que Ele possa entrar tomando todos os espaços, curando e aliviando dores que o remédio humano não pode curar. Traumas, rancores, depressões, todo tipo de medo, toda falta de esperança, só Jesus pode alcançar o mais profundo da nossa alma.
            Ao verem o Senhor partir o pão o medo cessou, eles imediatamente se levaram e voltaram a Jerusalém sem mais temer a noite, pois esta já não mais os amedrontavam (Lc 24,33).
            Ao verem o Senhor todo medo acabou! Precisamos ver o Senhor, sentarmos com Ele. Falar com Jesus dizer a Ele os nossos dilemas, as nossas infidelidades, o que precisamos para melhorar, para continuarmos o caminho, mesmo sendo escuro ou iluminado. Não precisamos temer as noites escuras, pois a luz de que realmente precisamos, é a luz do Senhor, que pode ilumnar toda e qualquer situação da vida.
            Meu irmão e minha irmã! Deixa a Luz do céu entrar na tua vida e no teu coração reprenda da sua vida toda treva, todo medo, todo rancor, ódio, tudo aquilo que nos faz seres da escuridão em troca da grande luz: Jesus.
Pe. José Émerson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário