terça-feira, 29 de maio de 2012

Matrimônio é um Sacramento e não uma coreografia para uma festa
Entrevista com o proprietário da Fábrica de Terços Ghirelli
Por Thácio de Siqueira
ROMA, sábado, 26 de maio de 2012 (ZENIT.org) - Alessandro Ghirelli, juntamente com toda a sua família, esposa e sete filhos, é o fundador de uma empresa que serve à Nossa Senhora há 25 anos, a Ghirelli.
A Ghirelli é uma fábrica de terços que busca acima de tudo a grandíssima qualidade, e nem por isso deixa de lado também a necessidade de quantidade que tem os grandes santuários marianos do mundo. Há tempo a Ghirelli está presente em diversos santuários do mundo: Notre Dame de Paris na França, Fátima em Portugal, Knock na Irlanda e outros, e atende principalmente a Santa Sé na criação e produção de Terços exclusivos há mais de vinte anos.
Para conhecer a empresa: www.ghirelli.com
ZENIT encontrou a oportunidade e fez uma pequena entrevista com Alexassandro Ghirelli. Aqueles que o conhecem pessoalmente sabem que não estão diante de um homem de negócios, mas principalmente de um homem de fé, e que faz do seu trabalho uma forma de amar a Deus.
Pelos seus frutos os conhecereis... e na família Ghirelli também vêem-se frutos de Deus: nos seus sete filhos; na vida eucarística, no receber a cada dia a eucaristia; e no fazer que a empresa gire não em torno ao lucro, mas em torno à oração e ao serviço e principalmente na confiança à Nossa Senhora;
Publicamos a entrevista feita:
Alessandro, você tem 7 filhos. Como é que você faz para viver no nosso mundo? Quais foram as razões para ter tantos filhos? Ou seja, entendemos que a Itália, Europa no geral, não ajuda muito, isso é verdade?
 Alessandro Ghirelli: É verdade, muitos me fazem essa pergunta. A minha família é uma Graça da qual me sinto indigno, os ensinamentos de São Pio de Pietrelcina são a espinha dorsal da nossa Fé, sobre o número de filhos eles dizia estas palavras "quando você casou Deus decidiu a quantidade de filhos que terá”. As críticas do mundo não são importantes, acredito que São Paulo na carta aos Filipenses nos diga para ignorá-las porque "Eles se vangloriam do que deveriam se envergonhar". Devemos prestar contas a Deus e não ao mundo.
 A vida de fé na tua casa ajuda na educação dos filhos?
Alessandro Ghirelli: "Sem mim nada podeis fazer" nos diz Jesus, sem a oração e a confiança total na Imaculada não existe uma família no sentido estrito da palavra. Pode existir uma imitação que o mundo nos propõe, mas, que mais cedo ou mais tarde está destinada ao colapso do egoísmo, fruto do pecado. Nos Mandamentos está o segredo da alegria e do amor, Deus é simples.
Você tem uma empresa que fabrica terços. Por quê? Quem te inspirou?
Alessandro Ghirelli: Tudo por São Pio de Pietrelcina, através do ensinamento do nosso Padre Espiritual, que viveu desde o final dos anos 50, perto do Santo estigmatizado. Primeiro começamos a "Usar" os terços, em seguida, de acordo com desígnios da Providência, nasceu um Santo trabalho.
Fabricar terços é uma coisa muito bonita, mas também pode chegar a ser somente um comércio. O que voce pensa do seu trabalho? Qual é o objetivo principal da sua empresa Ghirelli?
Alessandro Ghirelli: A Ghirelli é totalmente da Imaculada. Com minha esposa nós confiamos tudo à Ela, nós somos seus operários. Desde quando eramos namorados começamos a fazer terços graças à caridade de uma irmã de Clausura que nos ajudava a fazê-los, hoje estamos à serviço da Santa Sé e dos mais importantes clientes do mundo. Este caminnho não é o resultado da habilidade, mas da consciência da própria miséria e da confiança Naquele para quem nada é impossível, Jesus, é claro: Somos servos inúteis.
Onde vende os seus terços?
Alessandro Ghirelli: Graças a Deus a Ghirelli é conhecida pela sua criatividade, amamos o Terço e o nosso compromisso é de fazê-lo verdadeiro instrumento de oração. Nos seus detalhes desejamos expressar a espiritualidade do Santuário ou da Mensagem que o inspirou. Indignamente, colaboramos com a Santa Sé para a qual fazemos Terços exclusivos, servimos, provavelmente, os maiores santuários do mundo.
Ouvi falar sobre a sua devoção ao Padre Pio de Pietrelcina. Como é que nasceu esta devoção, e qual é o peso que tem na sua vida, na sua família, na sua empresa, na sua devoção à Nossa Senhora?
Ghirelli Alexander: Como mencionei anteriormente minha esposa e eu temos um Pai espiritual que viveu ao lado de São Pio de Pietrelcina por 10 anos, ele abriu os nossos olhos para o pecado e nos guia em todas as coisas, nos incentiva a caminhar vivendo sempre na Graça Deus confiando tudo à Nossa Senhora.
 Quem conhece um pouco a família Ghirelli sabe que a sua empresa é uma empresa familiar, certo? Mas, quem dirige realmente? A esposa, você ou os seus filhos?
Alessandro Ghirelli: Agradeço a Deus pelo dom imenso da minha esposa. Juntos demos vida à família e fundado a empresa, é o coração da família e o centro da empresa, dois dos nossos sete filhos trabalham conosco e em breve tempo também outros farão parte. Quando olho para tudo isso me humilho diante de Deus e agradeço, tudo é Consagrado à Imaculada, Ela nos ajuda e faz frutificar estes talentos em benefício das almas e em sustento da família.
Que mensagem você daria aos jovens que querem se casar e estão cheios de obstáculos à sua frente: encontrar a garota certa, ou o rapaz ideal, encontrar trabalho, etc. Por onde começar?
Alessandro Ghirelli:Pensando que o Matrimônio é um Sacramento e não uma coreografia para uma festa. Jesus é Aquele que permite o Verdadeiro Amor entre os esposos, Ele é Fidelidade, Vida, Alegria. O nosso Padre Espiritual muitas vezes nos lembra que “o pecado mata o amor”, por isso o fracasso de muitos casamentos. Não existe nenhum manual sobre como encontrar a mulher certa ou marido ideal, existe um caminho correto construido na castidade pré-matrimonial e no respeito da Lei Divina, a fidelidade a Deus será fidelidade no matrimônio.
Acho que seja muito sugestivo o livro de Tobias. Posso dizer que o inimigo da nossa felicidade e o obstáculo aos desígnios de Deus é pecado. Não é possível querer o Amor na desobediência àquele que é o Amor. Acho que é justo pedir na oração que a Vontade Divina seja feita na própria vida, no total abandono a Ele, com Fé. Ainda que não entendamos o caminho pelo qual ele nos conduzirá, a coisa fundamental é estar na Graça de Deus porque viver no pecado impede os Desígnios de Amor, Paz e Misericórdia que Deus tem para nós.
Para contatos com a Ghirelli no Brasil: brasil@ghirelli.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário