domingo, 1 de abril de 2012


Domingo de Ramos – Ano B

Is 50,4-7; Sl 21; Fl 2,6-11; Mc 14,1 – 15,47

            Meus irmãos e minhas irmãs, a celebração deste Domingo é a porta de entrada para a Semana Santa, conhecida por muito de nós como a semana da paixão do Senhor. Neste domingo celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém. Há um clima de grande alegria e exultação, n verdade a grande expectativa de muitos é ver aquele que fez tanto bem, curando e libertando pessoas de tanto males, restaurar a realeza de Israel, significa retomar o reinado tão lembrado dos tempos do rei Davi.

            No entanto parece que tudo começa de forma meio que estranha, a entrada de Jesus acontece totalmente o contrario do que ocorreria com um grande rei. Ele entra montado em um jumentinho. Todo o povo o aclama! “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem, o reino do nosso pai Davi! Hosana no mais alto dos céus!” (Mc 11,9-10). Na segunda leitura desta liturgia, escutamos São Paulo aos Filipenses dizer que “Jesus não fez do ser igual a Deus uma usurpação mas, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens” (Fl 2, 6-7) Que grande mistério de amor. O reinado de Jesus não era com certeza o deste mundo. Toda criação já pertence a Jesus! Desta forma o seu reino se estabelece no amor e na humildade quando vivida por nós.

            Outra coisa a nos chamar atenção é a coroa deste rei, ele é feita de espinhos, diferente das ostentadas pelos reis deste mundo. Coroa que ao ser colocada na sua cabeça faz jorrar o seu sangue precioso por amor de toda a humanidade sem fazer distinção, pois o seu querer é salvar a todos.

            Precisamos meus diletos a cada ano que passa vivermos este momento de fá com mais entusiasmo, precisamos proclamar a nossa fé como verdadeiros seguidores de Jesus. Não podemos deixar que a Semana da Paixão se reduza simplesmente a um espetáculo da fé, pois não é. Na verdade é isto que o mundo que fazer, mais um espetáculo para ser assistido. Não, não se trata de um espetáculo, mas de uma vida doada por amor de todos nós. Seu sangue derramando na cruz por nós nos traz vida nova. É preciso vivermos essa vida no Senhor para melhor compreendermos o verdadeiro significado deste amor. Que as representações da paixão sejam para nós uma verdadeira evangelização sobre o grande amor que Deus tem por nós e não um mero espetáculo. Jesus hoje entra na sua vida, na vida da sua família você e eu somos hoje esta Jerusalém, portanto deixa o Senhor entrar e fazer dos nosso corações a sua morada.

            Que este domingo se apresente e nossas vidas e das nossas famílias como um verdadeiro introito aos mistérios da fé vividos cada dia do tríduo Pascal, ou seja a partir da quinta feira ate o domingo de Páscoa.

Pe. José Émerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário