domingo, 15 de abril de 2012


II Domingo de Páscoa – Ano B

At 4,32-35; Sl 117; 1Jo 5,1-6; Jo 20,19-31

            Caros irmãos e irmãs, neste Santo domingo da páscoa do Senhor, o Domingo da misericórdia, o Senhor nos convida a percebermos que o seu projeto de amor por nós é realmente grandioso. Ele nos dá o seu Filho que morrendo por nós, nos garante a vida eterna.
            Tal atitude de amor se derrama de forma definitiva quando pelo batismo participamos do mistério da sua morte e ressurreição. Afirma-nos São João, na sua primeira carta: “pois todo que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.”(1Jo 5,4).
            É pelo batismo que participamos do Corpo Místico de Cristo, a sua Igreja. No Evangelho de hoje o anuncio de paz do Senhor ressuscitado se dá justamente quando a Igreja está reunida (Jo 20,19). É sempre o primeiro dia da semana, sempre oito dias depois, ou seja, o domingo dia do encontro dos que acreditam na ressurreição de Jesus. Tomé não estava com eles e dúvida, duvida por que não viu! Ele não estava reunido com os seus. Estava fora! Mais uma vez, diz o Evangelho (Jo 20,26), estavam reunidos oito dias depois, ou seja, no outro domingo, agora Tomé está presente. O Senhor aparece e Tomé o consegue enxergar. Com grande exclamação proclama: MEU SENHOR E MEU DEUS! (Jo 20,28). Felizes os que acreditaram sem terem visto diz o Senhor.
            Ora, amados irmãos e irmãs se olharmos bem há uma relação muito forte entre a reunião dos irmãos e a aparição de Jesus. A Igreja está reunida para celebrar o Senhor. Para proclamar com toda a força de sua voz com Tomé: MEU SENHOR E MEU DEUS.
            Neste domingo proclamemos em nossas vidas este senhorio de Jesus, Ele é o senhor que tudo pode, e olhando para Ele busquemos a sua misericórdia o seu amor para podermos viver a experiência dos primeiros cristãos que partilhavam não só a vida mais também os bens (At 4,32).
            Façamos do Senhor a pedra angular das nossas vidas, pedra de sustentação de todo o nosso ser, pois grande são as maravilhas que Ele faz aos nossos olhos (Sl 117). Acreditemos e professemos que Jesus é o Senhor e tudo mais virá por acréscimo.
Pe. José Émerson




Um comentário:

  1. gosto muito das suas missas pois vejo que o que faz e com amor no coração é disso que precisamos nos nossos lares que DEUS sempre lhe abençoe.E possa também nos ajudar.

    ResponderExcluir