domingo, 22 de abril de 2012


 III Domingo de Páscoa – Ano B
At 3,13-15.17-19; Sl 4; 1Jo 2,1-5ª; Lc 24,35-48
            Meus irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje o terceiro Domingo da Páscoa do Senhor, a Igreja de Deus nos convoca a mais uma vez professarmos à fé em Jesus morto e ressuscitado.
            Na primeira leitura São Pedro faz um grande anúncio a multidão, o crucificado Ressuscitou dos mortos, está vivo, mesmo tendo agido por ignorância, foi cumprido oque fora anunciado pelos profetas do antigo testamento, ou seja, em Jesus está cumprido todo a Sagrada Escritura (At 3, 13- 15).
            O próprio ressuscitado aparecendo aos discípulos depois de lhes anunciar a paz, os convoca a fazerem uma experiência diferente: tocar o seu corpo! (Lc 24,39). O coração dos apóstolos tremia de medo, no entanto agora o Senhor lhes aparece e pedindo para ser tocado os faz sentir que não se trata de uma mera aparição, ou mesmo de um fantasma, mas o próprio Senhor em corpo e alma. Aqui não se trata de uma mera visão, mas, a nossa fé Cristã acredita piamente na ressurreição da carne e na vida eterna.
Pelo batismo todos nós participamos da morte e ressureição do Senhor, fomos chamados à vida da graça. No fim dos tempos quando o Senhor vier buscar a sua Igreja nos apresentaremos diante do Senhor como somos. Com Ele ressuscitaremos para a vida eterna. Desta forma para nós cristãos Católicos não há outras vidas, nem mesmo reencarnação, mas simplesmente a vida que o Senhor nos deu, é com está que irei me apresentar diante do Senhor esperando a sua infinita misericórdia.
            A segunda leitura de hoje da primeira carta de São João, nos garante que no céu existe um intercessor por todos nós, Jesus Cristo (1Jo 2,1): Verdadeiramente é o Senhor quem cuida de nós, nos tirando do marasmo da vida e nos dando sentido. 
            A partir de tal consciência de fé somos convocados pelo próprio Jesus a sermos as suas testemunhas no mundo, propagar a fé que recebemos dos apóstolos é missão de todo batizado (Lc 24,48). Daí podermos afirmar com toda a força da nossa voz que o Senhor está vivo e que caminhemos com Ele pelos caminhos da vida sem temer mal algum que possa nos atrapalhar, visto que, Ele é a nossa força, nossa vitória.
Pe. José Émerson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário