sábado, 22 de junho de 2013

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL A RESPEITO DAS MANIFESTAÇÕES POPULARES.

“Declaramos nossa solidariedade e apoio às manifestações, desde que pacíficas, que têm levado às ruas gente de todas as idades, sobretudo os jovens”, diz a nota.
                                                   
É um fenômeno que desperta o povo para uma “nova consciência” e que requer “atenção e discernimento para que se identifiquem seus valores e limites”.

A onda de protestos nasceu de “maneira livre e espontânea a partir das redes sociais”. A variedade de pontos a serem protestados só mostra que “a solução dos problemas por que passa o povo brasileiro só será possível com participação de todos”. Dando sentido assim ao grito: “O Gigante acordou!”.

A nota denuncia que na sociedade brasileira “as pessoas têm o seu direito negado sobre a condução da própria vida” e, nessa situação, a presença do povo “nas ruas testemunha que é na prática de valores como a solidariedade e o serviço gratuito ao outro que encontramos o sentido do existir”.

Os jovens desistem da vida diante da indiferença e o inconformismo, e por isso, as manifestações desses dias mostram que os “brasileiros não estão dormindo em ‘berço esplêndido’”.

O direito democrático de manifestar-se deve ser garantido – diz a nota -, embora “nada justifica a violência” já que “quando isso ocorre, negam-se os valores inerentes às manifestações, instalando-se uma incoerência corrosiva que leva ao descrédito”.

“Que o clamor do povo seja ouvido”.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário