domingo, 26 de maio de 2013


– Santíssima Trindade – Ano C

Pr 8,22-31; Sl 8; Rm 5,1-5; Jo 16,12-15

            Caros irmãos e irmãs, celebramos neste domingo a Festa da Santíssima Trindade. Celebramos o grande mistério da nossa fé. É assim que a Igreja confessa um só Deus, imutável, indivisível, perfeito, eterno, um só. Mas confessa que este Deus único é real e é Pai, Filho e Espírito Santo, Trindade de amor perfeito e Um.
            Podemos notar que tudo que fazemos na Santa Igreja de Cristo é em nome da trindade. Iniciamos todas as celebrações dos sacramentos em nome do Deus Uno e Trino. Nossas orações são um verdadeiro louvor ao Pai pelo Filho no Espírito santo.
            No entanto só podemos compreender este mistério de amor se nos colocarmos no coração deste mistério, a buscarmos de Deus e aprendermos a verdadeiramente amar. Este colocar-se no Senhor não é algo estático mas é uma dinâmica de todos os dias pois só pode verdadeiramente amar quem experimenta o grande amor.
            É este o grande amor que o Pai tem por todos nós, Ele entrega toda a criação nas mãos do Filho e o envia para redimi-la. Gerado e não criado no ventre de Maria Santíssima na potência do Espírito Santo o Filho entrega toda a humanidade no mesmo Espírito ao Pai.
            Mas, é importante também notarmos que há neste mistério uma circularidade de amor. O Pai nos convida a escutar o que nos diz o Filho e este nos diz que a sua vontade é fazer o que escutou do Pai e nos convida a agir assim sempre nos Espírito Santo, visto que, nos afirma São Paulo que tudo o que falamos a respeito deste amor, de Deus, é o Espirito Santo que nos revela.
            Que neste domingo aprendamos com este Deus uno e Trino a sermos mais amor no mundo e tirarmos de nós todo sentimento de egoísmo em vista de vivermos uma vida de irmãos.
Tenhamos todos, um bom domingo e uma boa semana!
Fiel no pouco!

Pe. José Émerson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário