quinta-feira, 16 de maio de 2013


DOM FERNANDO FAZ VISITA PASTORAL A PALMEIRINA
                  
Nos dias 16 a 19 de maio de 2013, nosso Bispo Diocesano, Dom Fernando Guimarães, estará realizando mais uma Visita Pastoral. Desta vez, tocará à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Palmeirina, que tem como Pároco o Revmo. Padre Antônio Elias dos Santos Filho.

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Palmeirina, localizada no Vicariato Leste-1 da Diocese de Garanhuns, foi criada no dia 4 de outubro de 1912, pelo então Bispo de Olinda Dom Luís Raimundo da Silva Brito, quando em visita pastoral à localidade. O seu território foi desmembrado das Paróquias de Nossa Senhora da Conceição de Canhotinho, Nossa Senhora da Conceição de Correntes e Santo Antônio de Garanhuns. Naquela época, a localidade chamava-se “Palmeira” e pertencia ao Município de Canhotinho.
Aos 22 de abril de 1942, parte de seu território foi desmembrado para a formação das Paróquias de São José de Angelim e de São João.
A população do Município é de 8.185 habitantes e sua área territorial é de 158 Km2. O IDH é de 0,596, considerado médio.
A Paróquia é confiada aos cuidados pastorais do Revmº  Pe. Antônio Elias dos Santos Filho, desde o dia 5 de abril de 2010, como Administrador Paroquial, e, a partir de 6 de dezembro de 2012, como Pároco.

1.       Aspectos Pastorais

A Paróquia é composta da Matriz e das Capelas: São Francisco de Assis; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Judas Tadeu. Povoado Baixa Grande. Sítios: Camaratuba; Jacaré; Riachão; Chapéu de Palha; Mal-Assombrado; Mondéus; Águas Claras e Caldeirão. Nessas comunidades são desenvolvidas as seguintes atividades:

a)      Na Cidade

. Matriz de Nossa Senhora da Conceição: Pastoral da Criança (dois grupos); Catequese da Iniciação Cristã; Grupo Jovem; Terço dos Homens; Terço em Famílias (três grupos); Pastoral Litúrgica; Ministério de Cânticos; Pastoral do Dízimo; Pastoral Familiar (em implantação); Preparação para o Matrimônio; RCC; Apostolado da Oração; Movimento da Mãe Rainha; Coroinhas e Ministros Extraordinários da Comunhão.
. Capela de São Francisco de Assis: só a celebração da Santa Missa, todas as quintas-feiras.
. Capela de São Judas Tadeu (obras de reconstrução, paralisada).
. Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, propriedade particular: A Paróquia a utilizava para celebrações, catequese e Novenas. No momento nada funciona, pois se encontra quase destruída.

b)      Na Área Rural

Povoado Baixa Grande (Capela de São Sebastião): Pastoral Litúrgica; Catequese da Iniciação Cristã; Apostolado da Oração; Movimento da Mãe Rainha; Terço dos Homens; Pastoral da Criança; Pastoral do Dízimo; Celebrações da Palavra e Missas todos os domingos.
. Sítio Camaratuba: Pastoral da Criança; Catequese para a Crisma, Batismo e Matrimônio; Celebrações da Palavra. Celebrações no Grupo Escolar.
. Sítio Jacaré: Celebração da Palavra; Catequese de Iniciação Cristã e para o Matrimônio. Celebração nas casas.
. Sítio Riachão: Duas turmas de Catequese para a Primeira Eucaristia. As Missas são celebradas no Grupo Escolar.
. Sítio Chapéu de Palha: Pastoral da Criança.
. Sítio Mal-Assombrado: Apostolado da Oração, Movimento da Mãe Rainha e Catequese para a Primeira Eucaristia.
. Sítio Mondéus: Não há catequese no momento.
. Sítio Águas Claras: Não há catequese no momento.
. Sítio Caldeirão: Catequese para a Primeira Eucaristia.  

Não há celebrações da Eucaristia em todas as comunidades, mensalmente, devido à dificuldade de acesso às mesmas. O Apostolado da Oração reúne donativos e faz as cestas básicas que são distribuídas nas primeiras sextas-feiras, por ocasião das Missas do Sagrado Coração de Jesus.
Há Coordenações da Liturgia; dos Coroinhas; dos Ministros Extraordinários da Comunhão. Da Pastoral Familiar há um casal para a implantação.
Número de Catequistas: 4 do Batismo; 9 da Primeira Eucaristia; 5 da Crisma e 4 do Matrimônio.
Em média, estão inscritas, 119 crianças, na Catequese para a Primeira Eucaristia. E para a Crisma, 44 jovens, na cidade e 25, nas comunidades rurais.
Há 3 grupos de evangelização na cidade e 3 na área rural.
Foram celebrados, no ano de 2012, 139 Batizados; 13 Matrimônios (um com dispensa da Forma Canônica); 48 Primeiras Eucaristias; 330 Confissões e 73 Unções de Enfermos.
A Paróquia tem formação permanente para os leigos engajados, todos os primeiros sábados. Também tem investido na participação de seus agentes pastorais nos Encontros de formação em âmbito de Diocese e de Vicariato.
Existe o Conselho Paroquial de Pastoral, composto por nove membros, representantes das Pastorais, Movimentos e Serviços e representantes das comunidades rurais. Esse Conselho foi implantado recentemente.
A Paróquia tem realizado Assembleias anuais para avaliação e planejamento das suas atividades.

Fonte: Site Diocese de Garanhuns.


Nenhum comentário:

Postar um comentário