sábado, 4 de maio de 2013


O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

O homem e a mulher foram criados por Deus em igual dignidade como pessoas humanas e, ao mesmo tempo, se complementam como masculino e feminino. Foi vontade do Senhor que fossem um para o outro, uma comunhão de pessoas. Juntos são também chamados a transmitir a vida humana, formando no matrimônio uma só carne (cf. Gn 2, 24).
 Abençoando-os, Deus disse-lhes que fossem fecundos e se multiplicassem (cf. Gn 1,28).

A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, ordenada ao bem dos cônjuges e à geração e educação dos filhos, foi elevada, entre os que são batizados, à dignidade de sacramento, por Cristo Senhor.
Esse sacramento se realiza diante de uma promessa entre um homem e uma mulher, prestada diante de Deus e da Igreja, aceita e selada pelo Senhor e concluída pela união corporal do casal. Porque é o próprio Altíssimo quem dá o laço do Matrimônio sacramental e o mantém unido até a morte de um dos consortes. (cf. Mt 19,6).
Desta forma são necessários três elementos para a realização do Matrimônio:
 -o consentimento,
- a concordância com uma união por toda a vida e apenas com o consorte,
- a abertura aos filhos. Sendo a mais profunda a consciência do casal de que são uma imagem viva do amor entre Cristo e a Igreja.

O sacramento do Matrimônio gera entre os cônjuges um vínculo perpétuo e exclusivo. O próprio Deus sela o consentimento dos esposos. Sendo um sinal sensível o matrimônio e a imagem da incondicional fidelidade de Deus à Sua criação. Finalmente, porque ele representa a entrega de Cristo à sua Igreja até à morte de cruz.
O sacramento do Matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja. 
Concede aos esposos a graça de se amarem com o mesmo amor com que Cristo amou a sua Igreja. A graça do sacramento leva à perfeição o amor humano dos esposos, consolida sua unidade indissolúvel e os santifica no caminho da vida eterna. O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. Por isso, o lar é chamado, com toda razão, de "Igreja doméstica", comunidade de graça e de oração, escola das virtudes humanas e da caridade cristã.
É bom lembrar que também para o Matrimônio é necessário ter vocação, sem ela muitos casamentos fracassam. Pois é uma vida da mulher para o homem e vice versa. Tudo deve ser feito no Senhor Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário