sábado, 10 de março de 2012


TERCEIRO DOMINGO DA QUARESMA (ANO B)

Ex 20,1-17; Sl 18; 1Cor 1,22-25; Jo 2,13-25



            Meus irmãos e irmãs, a Santa Liturgia da Mãe Igreja, nos propõe neste domingo uma reflexão bastante interessante a cerca da nossa disposição em fazer a vontade de Deus em nossas vidas no sentido de nos deixarmos guiar pela sua Lei e Palavra.

            A leitura do livro do Êxodo pede de todos nós uma fidelidade a lei do Senhor, nos convida a escutarmos o seu chamado e a praticarmos o caminho da liberdade. Liberdade? Sim, liberdade! A lei de Deus não pode ser considerada como a lei humana, uma vez que a lei do Senhor deve ser um prazer para o homem. “A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma” (Sl 18). A lei não está para oprimir o homem, mas a serviço deste, pois, uma vez observada tira-o de toda situação de sofrimento, uma vez que o aproxima do Senhor.

            Hoje, no Evangelho, Jesus expulsa os vendilhões do templo. O templo é casa de Deus, o lugar onde as pessoas sentiam a presença do Senhor. No entanto, tinha se transformado no grande centro comercial, deixado de cumprir com o seu objetivo principal, a casa onde povo devia justamente se sentir acolhido e amado pelo Deus que outrora o tinha libertado do Egito. Jesus com uma atitude um tanto desconhecida por muitos, tomado de uma santa fúria expulsa os vendilhões e cambistas do recinto sagrado. “O zelo por tua casa me consumirá” (Jo 2,17). Com a sua morte e ressurreição anunciada por Ele mesmo (Jo 2,19), o verdadeiro templo de adoração do Deus vivo será o seu próprio corpo. Ele agora é o verdadeiro templo, lugar dos adorados em espírito e verdade.

            São Paulo na primeira carta aos Coríntios já nos adverte que os Judeus e gregos procuram sinais, no entanto, o nosso grande sinal é a Cruz de Cristo, que é escândalo para o mundo marcado por verdadeiras discórdias (1Cor 1,23).

            Precisamos aprender a sermos verdadeiros adoradores, amando a lei do senhor com prazer, uma vez que nos liberta de todas as armadilhas do mal, nos fazendo pessoas livres para o amor. Só quem compreende no seu coração o verdadeiro sentido da Cruz de Cristo pode verdadeiramente com a vida ser livre, e compreender a lei do Senhor como caminho para a verdadeira liberdade.   Esta semana assistimos nos noticiários que já se começa, em nome de uma secularização e da liberdade de uma pequena minoria, a querer tirar o crucifixo dos lugares públicos. Pergunto: Será vergonha do Cristo, uma vez que na maioria das vezes as injustiças são mais visíveis que a verdadeira justiça? Ou se quer simplesmente apagar Deus da sociedade para poder viver de forma mais “livre” e injusta? A Cruz continua a incomodar, e sempre vai incomodar, pois o “mundo” nunca vai compreender o mistério de um Deus que por amor se deixa crucificar pela humanidade, inclusive por aqueles que querem ocultar este amor. É lamentável que um país que nasceu aos pés da Cruz do Senhor agora queira negá-lo.

No entanto, nós que acreditamos neste amor, precisamos dar testemunho dele cada vez mais. Católicos! Façam um altar na sua casa e que este seja um sinal daquilo que realmente está nos vossos corações.

Pe. José Émerson

Um comentário:

  1. Tirar os crucifixos dos lugares públicos( Fórum, Cartórios, Prefeituras) Por que? tirar que mau irá fazer uma cruz, nos lugares públicos. Como diz o Padre Émerson que a sociedade Brasileira deve muito a igreja Católica, que as escolas nascerão no seio da igreja, e a nossa mãe é a igreja católica, se estão tirando os crucifixos dos lugares públicos, colocaremos cruz na nossa casa, em frente ou dentro. Nossa Senhora das Graças em sua aparição em 1830 disse a Santa Catarina Labouré: Minha Filha a Cruz será desprezada.
    O que Nossa Senhora das Graças disse tá se tornando realidade?
    SIM.
    Veja esta noticia no começo deste pequeno resumo e você verá que tudo está se tornando realidade.


    Caíque Hudson

    ResponderExcluir