domingo, 18 de março de 2012


IV Domingo da Quaresma – Ano B

2Cr 36,14-16.19-23; Sl 136; Ef 2,4-10; Jo 3,14-21

            Caros irmãos e irmãs celebramos neste Santo Domingo, o IV da quaresma o chamado domingo da Alegria. A Mãe Igreja vai nos preparando para as grandes festas que se aproximam, a Páscoa do Senhor.

            A liturgia da Palavra de hoje nos convida a experimentarmos o amor misericordioso de Deus, segundo o Evangelho de São João que proclama: “Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu filho unigênito, para que não morra todo o que Nele crer, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Vejam caros irmãos e irmãs, como é grande o seu amor por todos nós, o Pai do céu não poupou o seu filho, mas, o enviou para falar conosco, pertinho de nós, sentindo as nossas dores e angustias, assumindo a nossa condição de mortal, na intenção de que ouvíssemos a sua voz e procurássemos viver na sua liberdade.

            O mundo marcado pelo mal não compreendendo este amor prefere viver nas trevas a viver na luz. Pois, as trevas escondem a sua maldade. Ao contrário da luz que coloca em evidencia tudo o que não convém aos seguidores de Jesus. Tal gesto de amor do Pai nos coloca em uma dignidade incomparável, a de que em Jesus Cristo nos tornarmos seus filhos adotivos. A segunda leitura de hoje São Paulo aos Efésios  nos diz: “Assim pela bondade que nos demonstrou em Jesus Cristo, Deus quis mostrar, através dos séculos futuros, a incomparável, riqueza de sua graça”.(Ef 2, 7) É com largueza que Deus nos ama, um amor que dar a vida para nos tirar das trevas do pecado e nos fazer filhos da luz.

            Que o Senhor nos ajude nesta santa quaresma a compreendermos melhor este amor em nossas vidas e só assim vamos viver da verdade, do amor e da justiça. Não temendo a luz, que evidencia tudo aquilo que é mal e que constantemente é ameaçada pelas trevas. Devemos deixar essa luz brilhar em nossas vidas, tendo o devido cuidado de não andarmos nas trevas e na escuridão do medo, da raiva do rancor, do egoísmo. O mundo, e sobre tudo o nosso Brasil precisa iluminar mais a sua vida pública pela luz que é Jesus, vencendo o mal das trevas, da corrupção, que gera a fome, as longas filas dos hospitais, e a violência desenfreada.

            Só olhando para esta luz que é o Senhor podemos realmente passar da morte do pecado a uma vida de liberdade de justiça e paz.

Pe. José Émerson


Nenhum comentário:

Postar um comentário