domingo, 12 de fevereiro de 2012


VI DOMINGO DO TEMPO COMUM (DOMINGO 12/02/2012)
                Caros irmãos (a) a liturgia deste sexto domingo do tempo comum nos convida a uma reflexão profunda a cerca da dignidade da pessoa humana, e o cuidado que Deus tem por todos nós.
                A comunidade de Israel organizada sobre a lei do Senhor, ver as doenças que trazem marcas externas como uma ameaça para o povo, visto que, a lepra apresentada no livro do Levítico (Lv 13, 1-2.44-46) traz o cuidado da comunidade para que tal doença contagiosa não se espalhe sobre o povo. Daí então, quem trazia no seu corpo a marca da lepra, incurável neste tempo, não poderia ter uma vida normal. Aquela pessoa era tratada como um impuro. “Durante todo o tempo que estiver leproso será impuro; e sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento”. (Lv 13, 46)
                Vejam que tristeza, era quase uma condenação! A pessoa deveria ficar separada de todos, dos seus familiares, dos amigos, não tinha uma vida social, era abandonada por todos, é como se estivesse morta.
                Desta forma podemos compreender melhor o Evangelho deste Santo Domingo (Mc 1,40-45), um leproso que se aproxima de Jesus, e numa atitude de muita coragem, pois não poderia se aproximar sem avisar que era leproso, este diz com certeza de coração que bastaria o querer de Jesus para ele poder ficar curado. Ora, o Evangelista Marcos diz que Jesus tem compaixão (Mc 1, 41), ou seja, sente a dor daquele que está pedindo a cura e faz com que este seja libertado de tão grande amargura. As Palavras do Senhor tocam o nosso coração neste dia. Diz Jesus: “EU QUERO: FICA CURADO.” Que belo o Senhor devolve aquele homem a sua dignidade, que na verdade ele não tinha deixado de possuir, no entanto esta tinha sido caçada por alguns.
                Caríssimos, vejam que este homem começa a anunciar Jesus por todos os lugares. Já imaginou aquele que vivia as margens da sociedade agora pode ter uma vida normal. Que alegria! Ele não conseguia segurar tamanha felicidade (Mc 1, 45). No entanto, agora é Jesus quem não pode mais entrar publicamente numa nas cidades. Que belo! Parece que São Marcos quer dizer que Jesus assumiu o lugar daquele homem. Na verdade Ele assume nossas dores tornando-se humano como nós.
                Não vou me estender mais. Gostaria que todos nós neste domingo, nesta semana que se aproxima, pudéssemos nos perguntar: quais são as lepras que precisamos ser curado?  Quais são as nossas impurezas que nos afastam de Deus e dos irmãos?
                Meus irmãos (a) busque com a mesma coragem deste leproso, a resposta segura do senhor: “EU QUERO: FICA CURADO.” Não tenhamos medo de falar ao Senhor dos nossos sofrimentos das nossas dores. Ele é o mesmo ontem, hoje e Sempre. É o mesmo Jesus que curou e continua curando a cada um de nós. Tenhamos coragem, acreditemos com todas as nossas forças. O Senhor pode sim realizar curas e milagres em nossas vidas, basta abrirmos o nosso coração para Ele. 
Pe. José Émerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário