sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


QUARESMA. Parte - I
A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima, e é utilizada para falar do período de quarenta dias que antecedem a festa maior do Cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.
A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, neste período nos católicos realizamos a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, à conversão espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. O cristão deve buscar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Na Bíblia os números tem um significado. O número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.  Fonte: CNBB
Pe. Émerson

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