segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012



A LIBERDADE NO AGIR..... 

Na verdade há um limiar entre o bem e mal. As vezes estamos bem e felizes e até cheios de otimismo, de uma hora para outra somos cercados por uma angustiante  incertezas a respeito da vida, e logo começamos a nos perguntar o que é a vida e qual o seu sentido.

São Paulo já nos dizia que não fazemos o bem que desejamos, e terminamos fazendo justamente o mal que não queremos fazer. Realmente, está certo São Paulo. Fazer o bem é sempre complicado sobre tudo quando não se vive bem. Aqui está o segredo! Só vive bem quem realmente busca viver de forma equlibrada, buscando o equilibrio entre a emoção e a razão. A razão sempre a nos coibir, nos fazendo pensar o que nos faz bem, e o que nos faz mal. A emoção nem sempre nos faz acertar, às vezes se apresenta de forma cega, no entanto ninguém vive sem emoção. O grande segredo da vida está na síntese entre a emoção e a razão. Ser equilibrado não significa está em cima do muro, não ter posição, mas, ser alguém que está sempre aberto para o novo, na possibilidade de aprender sempre um pouco mais. O equilibrio está em saber sempre responder as necessidades da vida respeitando a nós e aos outros que nos cercam.

 Uma vida equilibrada se dá sobre tudo quando buscamos o Senhor e a sua justiça para vida da gente, e assim sermos justos com os outros, e com nós mesmos. O próprio Jesus nos ensina a dar a outra face; isso não significa se deixar humilhar, mas, a capacidade de mostrar que não somos iguais aos animais que agem siplismente por instinto. Agir de forma equilibrada é usar justamente aquilo que Deus nos deu de forma mais bela, a racionalidade e a liberdade de agirmos segundo o que acreditamos.

Desta forma, é livre e racional quem se deixa agir não pelos impulsos instintivos, mas, por decisões pensadas e conscientes.

Pe. José Émerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário