sábado, 4 de fevereiro de 2012



V DOMINGO DO TEMPO COMUM (04/02/2012)
Caros irmãos (a) na liturgia deste V Domingo do Tempo Comum, a Igreja nos convida a compreendermos os sofrimentos humanos não como um castigo, ou com uma visão pessimista, sobre o caminhar humano nos caminhos da história. No livro de Jó (7,1-4) percebemos não um grito de revolta, mas uma oração de clamor ao Deus que tudo pode, pois para Jó o sentido da sua vida está no Senhor seu Deus. Desta forma o Sl 146 nos convida a louvar a Deus, pois Ele é bom e conforta os corações.
            Só podemos compreender este cuidado de Deus para conosco olhando para o mistério da Salvação, que se dá desde o início da criação, mas sobre tudo com a vinda de Jesus entre nós. No Evangelho de hoje (Mc 1,29-39) Jesus é aquele que devolve a saúde do corpo e da alma. No entanto não podemos ser mesquinhos o bastante e procurarmos o Senhor só porque pode nos devolver a saúde do corpo. Precisamos compreender que o sofrimento é comum à vida humana, não que gostemos de sofrer, mas que nem sempre o que pedimos, ou queremos é vontade de Deus. Precisamos enxergar o Senhor como aquele que está sempre conosco, cuidando de nós, no entanto cabe a cada um de nós a nossa resposta de amor com Ele.
            Em nossos dias, vemos cada vez mais crescer o número de grupos de “cristãos que fazem da proposta de Jesus uma simples promessa de cura ou até mesmo como aquele que pode nos suprir nos estritamente material, com promessas de enriquecimento rápido. Ora, que o Senhor pode nos curar e nos cobrir de bênçãos isso não está em questão, o que se pergunta, é justamente se vamos em busca Dele exclusivamente para isso.
            Como filhos que somos o Senhor nos ama desde o nosso nascimento, na verdade já bem antes estamos no pensamento de Deus. Por isso, não podemos jamais desconfiar do seu amor e da sua misericórdia. Busquemos o Senhor sabendo que Ele é nosso Deus, que nunca nos esquece, e que sempre está conosco.
Pe. José Émerson.

Um comentário:

  1. Meu querido amigo e orientador espiritual...a liturgia do V domingo do tempo comum, me veio como um bálsamo! Glorifico ao Senhor Altíssimo por ter sido contemplada por suas palavras num momento em que tanto precisava quebrantar meu coração. Deus te abençôe!

    Aize

    ResponderExcluir