quinta-feira, 7 de março de 2013


Cardeais rezam pela Igreja na Basílica de São Pedro

Quarta Congregação Geral em preparação para o Conclave
Por Maria Emilia Marega Pacheco

ROMA, 06 de Março de 2013 (Zenit.org) - Um belo momento de oração aconteceu hoje, na Basílica de São Pedro, por ocasião das Congregações Gerais que precedem o Conclave. O Colégio Cardinalício intercedeu pela Igreja e pelo futuro Pontífice.

A celebração teve início às 17h no Altar da Cátedra da Basílica, com a recitação dos Mistérios Gloriosos do Santo Rosário em latim, seguido pela exposição do Santíssimo Sacramento.
Os cardeais foram convidados a participar de acordo com as suas possibilidades, mas a grande maioria estava presente. Dentre eles Dom João Braz de Aviz que saudou afetuosamente algumas pessoas antes de se sentar junto aos demais purpurados.
Além dos cardeais, vários sacerdotes e religiosas ocupavam os bancos mais próximos ao altar. Estavam presentes também o secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), Prof. Guzmán Carriquiry; o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Louro de Azevedo Filho; padre Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), dentre outros. Muitos fiéis e peregrinos acompanharam a celebração.
Este momento de intercessão pela Igreja contou com a oração das Vésperas recitada de forma simples, em latim, presidida pelo cardeal Angelo Comastri, arcipreste da Basílica de São Pedro.
O rito terminou com a benção solene após a recitação do Tantum Ergo. O Santíssimo Sacramento foi recolhido e levado em procissão para o sacrário localizado na lateral da Basílica acompanhado do canto Ave, Regina Caelorum.
O livro da cerimônia distribuído aos fiéis presentes na Basílica foi disponibilizado também online pelo Escritório das Celebrações Litúrgicas do Vaticano.
Neste contexto, a Secretaria de Estado do Vaticano publicou hoje o primeiro Twitter na sua conta oficial @terzaloggia: “Neste momento de particular importância, a Secretaria de Estado se une a toda a Igreja em oração pelo futuro Pontífice”.
FONTE: ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário