domingo, 1 de julho de 2012


Solenidade de São Pedro e São Paulo (Ano B)

At 12,1-11; Sl 33; 2Tm 4,6-8.17-18; Mt 16,13-19
Meus irmãos e irmãs, celebramos hoje a solenidade de São Pedro e São Paulo!
            É festa para toda a Igreja de Cristo. Pedro pescador, homem rude sem muita importância para o mundo em que vivia, é a este, justamente que Cristo chama para fazer parte do seu grupo. Ele o capacita para compreender o que significa deixar tudo para segui-lo. É a este homem que o Senhor confiar a sua Igreja, Ele mesmo dá a Pedro esta missão dizendo: “por isso eu ti digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mt 16,18). 
Pois bem não há como negar que a Pedro é confiado o primado, ele se torna o chefe visível da Igreja de Cristo, e essa sucessão continua na Igreja de Cristo até os dias de hoje na pessoa do Santo Padre o Papa Bento XVI. Pedro na história da Igreja se apresenta como a tradição de Israel, representando assim a Igreja instituição humana, no entanto divina, pois, a sua cabeça é o próprio Cristo desta forma totalmente divina visto que sua força vem do próprio Cristo que capacita os seus membros a viverem do seu amor e da sua Palavra. Pedro doa a sua vida pelo senhor, pela sua Igreja, derramando seu sangue regando este chão para que mais frutos brotassem.
Paulo também foi chamado pelo Cristo na estrada de Damasco que se deixando vencer por uma luta desigual se entrega de forma total ao Senhor e se deixa ser posse de Deus para anunciar o seu filho Jesus de forma bem especial aos gentios (os que não eram da religião judaica). Dá a sua vida pelo Evangelho, desprezando toda forma de poder em vista do Reino de Deus. Glorificando a Deus doando a sua própria vida.
Ambos foram chamados a missão na mesma Igreja de Cristo um sendo esta cabeça visível, outro mostrando que a igreja deve ser esta casa de todos sem distinção, lugar do abraço.
Desta forma meus irmãos e irmãs somos chamados neste dia em que celebramos são Pedro e são Paulo rendermos graças a Deus por tão grandes testemunhas da fé, e gradecermos a Deus por fazermos parte da Igreja dos apóstolos e implorando ao Senhor que derrame as suas bênçãos sobre o sucessor de Pedro o para Bento XVI sobre o nosso bispo Fernando e todo o colégio Episcopal juto ao Clero os seus colaboradores.
Pe. José Émerson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário