tag:blogger.com,1999:blog-8939582840332339788.post8939431531317632406..comments2022-03-22T21:30:23.252-07:00Comments on Pe. José Émerson: Pe. José Émersonhttp://www.blogger.com/profile/05061193716204923911noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-8939582840332339788.post-30906687291428301522012-04-07T14:48:00.605-07:002012-04-07T14:48:00.605-07:00O método socrático-platonista possui uma aplicabil...O método socrático-platonista possui uma aplicabilidade formidável quando se trata da formação moral do indivíduo. O erro talvez se dê pelo fato de que pressupõem o conhecimento não como algo adquirido, mas "lembrado'' pelo indivíduo que é "objeto'' da maniêutica, do parto realizado pela filósofo que apenas consiste em dar a luz algo que já era inerente ao indivíduo. Carcterística é a passagem em que o Sócrates platônico demonstra que um escravo já sabe geometria sem tê-la jamais estudado. Ou seja, o conhecimento apriorístico da teoria da amnese é, no mínimo, inaplicável aos conhecimentos empíricos. Mas não descarta uma noção de experiência: a cada vez que se estuda algo, mais o indivíduo conseguirá "lembrar'' do que já sabia quando era uma alma imortal contemplativa do mundo das ideias.<br />Mas aqui vai a pergunta de um iniciante: esse conhecimento apriorístico, que é relembrado pela prática, diz respeito ao mundo moral e conceitual (a Dianoia, os valores abstratos e as formas extrasensíveis dos objetos)ou ao conhecimento empírico? Primeiramente, não... já que o conhecimento sensível é hostilizado pelo socratismo como doxa, opinião, um saber sem fundamento, já que seu objeto está em eterna mutação (o "Apeiron''). Mas basta lembrar da rememoração: se vejo várias vezes uma árvore, vou lentamente relembrando o "conceito'', a forma metafísica de uma árvore (seus caracteres diferenciadores). Isso é um exemplo de um conhecimento sensível que, conjuntamente com a ação do filósofo, atua para dar a luz o saber já presente no indivíduo. Então, o platonismo admite que o conhecimento sensível pode ser ratio cognoscendi do verdadeiro saber, o saber dos conceitos, a episteme? A matéria, o apeiron, antes hostilizada, parece participar da amnese do indivíduo, contribuindo para a lembrança da ideia de árvore. Daí eu acreditar que, dado o caráter apriorístico dos dados culturais com os quais raciocinamos, muito do conhecimento que acessamos é apriorístico (temporalmente falando), e que a própria matéria, numa relação dialética com o sujeito, constribui para sua classificação em um conceito. Porque é isso que Platão e Sócrates oferecem, no fundo... a abstração, uma teoria de conhecimento, um método, sobre o qual se assentam as maiores conquistas filosóficas e científicas da humanidade. Conquistas que libertaram as massas da opressão.<br />E ainda alguns preferem o negacionismo de Nietsche.José Santoshttps://www.blogger.com/profile/07250991282487726892noreply@blogger.com