terça-feira, 31 de dezembro de 2013

NOITE FELIZ...

Os sinos tocam as luzes são todas acesas em nossas cidades, tudo fica mais belo e cantamos GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS...

É Natal... Como não se encantar com tão grande beleza? Como não nos prepararmos para tão grande festa? Desta forma a Igreja se preparou quatro semanas para este grande evento que toda a humanidade, e de forma bem especial os Cristãos, para a noite do mistério insondável, de um Deus tão maravilhoso que vendo o sofrimento da humanidade que andava nas trevas decide por amor enviar o seu próprio Filho Jesus para viver em nosso meio.

A festa do Natal para nós não é um acontecimento qualquer, mas a manifestação do amor de Deus sobre todos nós. Com a escolha de Maria para ser a mãe do Senhor a humanidade ganha uma dignidade grandiosa, pois vendo a pequenez de sua serva, o Senhor faz nela grande maravilhas e todas as gerações a chamarão bem aventurada ( Lc 1,26-57).

Desta forma, Maria se transforma no tabernáculo de Deus, a nova arca da Aliança que outrora no Antigo Testamento trazia objetos e só poderia se carregada pela tribo de Levi, os levitas, agora é Maria quem carrega não mais símbolos, mas o próprio Deus, Filho, tornando-se a portadora da graça maior, JESUS.

Na manjedoura de Belém todo a humanidade é chamada a contemplar o Mistério do amor maior... Como pode ser um Deus tão Grande vir nos visitar? E não só, como pode um Deus tão grande se tornar tão pequeno ao ponto de assumir a condição humana se deixando cuidar por tão pequenos? Só na fé podemos compreender esse mistério, só mergulhando neste amor e nos deixando sentir amados por Ele podemos nos deixar encher da Luz do Céu como fez Maria.

Desta forma caro leitor, podemos dizer que o Natal é muito mais que simples luzes e presentes, que não deixam ser importantes, mas é a manifestação da graça total de Deus sobre a vida humana.

Que possamos celebrar a festa de Natal que vai da noite do dia 24 até a festa de Reis com o coração cheio de paz, procurando nos reconciliar com aqueles que as nossas relações estão abaladas, isso na família, no trabalho, enfim com todos.

Que a noite de Natal seja uma renovação em nossas vidas e possamos iluminados pela a luz que brilhou para toda a humanidade nos deixar iluminar para também nos sermos luz para os outros.

Celebrar o Natal é se deixar tocar pelo Senhor Jesus para que Ele nos faça renascer todos os dias para vislumbrar sempre um mundo novo cheio de esperança e de paz. Mas para que tudo isso aconteça se faz necessário que eu e você nos coloquemos verdadeiramente ao lado da manjedoura de Belém e aprendamos com o gesto de Deus a também nos colocarmos a serviço um do outro. Feliz Natal e um ano novo cheio de muita fé, esperança e amor.
Publicado no Jornal O Monitor.

Fiel no pouco!

Pe. José Émerson

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A BELEZA DO NATAL EM MEIO AO FINAL DE ANO...

É sempre assim, todos os finais de ano, nos preparamos para a festa do natal e a virado do ano. Parece até que tudo se renova, as nossas ruas são enfeitadas de luzes e cores e buscamos arrumar as nossas casas, tudo parece se transformar em meio ao tempo.

Muitos se preparam para as compras, pois as vitrines das nossas lojas se enchem de um verdadeiro e estonteante clima de festa. Tudo fica mais belo mais claro. As esperanças parecem se renovar. Na economia se injetam milhões através dos décimos terceiros recebidos, o número de vagas de empregos aumentam, e como num quase que a fantasia muitos se dão as compras de forma desordenada acordando no primeiro dia do ano novo com compromissos para o ano inteiro. Que bom! É Natal!

Mas o que realmente significa no natal? O por que de tantas luzes e cores? O por que ficamos mais sensíveis?

Ora, a palavra Natal na sua gênesis significa natividade, e para nós cristãos significa a festa do nascimento do menino Deus que veio nos salvar. Daí as luze, que simbolizam a luz de Deus, que brilhou sobre a humanidade que vivia nas trevas. É Jesus o menino Deus, que por decisão do Pai eterno se encarna no ventre da Virgem Maria se deixando cuidar pela a humanidade. Digo Deus filho nos braços da humanidade, mistério de amor maior não poder nem poderá existir.

Tudo fica mais belo, por que na noite venturosa do dia 24 o eterno se faz vida, no tempo quantificado do homem.

Os nossos corações realmente se enchem de alegria ficamos mais sensíveis, pois, para os mais velhos vem logo as nossa mentes, recordações belíssimas do natal com os nossos pais, que em muitos casos já partiram, e para os mais novos tudo parece ser um verdadeiro encanto.

No entanto é preciso resgatar o verdadeiro sentido do Natal de Jesus, devemos lembrar que não um simples festas de luzes, mas a festa da grande luz que se faz criança no meio da humanidade. Assim, com Jesus teremos uma noite de Natal mais bela e com certeza o ano de 2014 mais feliz pois os anos podem passarem mas Jesus nunca passa Ele é eterno.

Quero agradecer ao Jornal cidade por ter confiado este espaço para podermos conversar quinzenalmente e a você caro leitor e leitora tenham todos um belo e feliz Natal que Jesus esteja conosco todos os dias de 2014. Renovando o meu compromisso de continua o nosso diálogo através do Jornal cidade. Rogo ao Senhor Jesus que nos ilumine com a sua divina misericórdia.
Texto publicado no Jornal Cidade.

Fiel no pouco!


Pe. José Émerson

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

São José, nosso representante na Sagrada Família

As semelhanças entre a vida de São José e nossa própria vida.
Por Alexandre Varela

RIO DE JANEIRO, 23 de Dezembro de 2013 (Zenit.org) - São José era um homem comum.  Não foi poupado do pecado original.  Na Bíblia, aparece pouco e não há sequer uma frase falada por ele.  Em certo momento, Cristo se apresentou para ele, mas de maneira tão inusitada e em meio a tantas dificuldades que talvez ele tenha pensado em desistir,  mas teve imensa simplicidade e fidelidade para trilhar os caminhos de Deus e acolher a Cristo em sua vida, mesmo tendo que superar muitos obstáculos, incluindo a si mesmo.  Por muitas vezes, o mesmo acontece conosco.  Talvez seja interessante olhar para ele como o sendo o nosso representante na Sagrada Família.  Afinal, Nossa Senhora teve a graça de nascer sem o pecado original, Cristo é Deus, mas São José era igual a nós.

Papa Francisco tem chamado muita atenção para São José.  Tem citado o santo em diversas ocasiões e na oração do Ângelus deste domingo, dia 22/12/2013, fez uma belíssima catequese sobre o momento crucial da sua vida: a gravidez de Maria.

Imaginemos um homem que sai em viagem deixando uma noiva, combinando que casarão assim que ele regresse.  Porém, quando este homem volta encontra sua noiva grávida.  Isso já bastaria para criar muita confusão.  Mesmo nos dias de hoje.  Agora pense o que aconteceria em uma sociedade onde isso era considerado grave o suficiente para ser punido com apedrejamento público!

Pois foi isso que aconteceu a José, que ainda não sabia que Maria carregava o Filho de Deus.  Não tendo outra saída, ele resolveu abandonar Maria. Mas o fez em segredo.  Sem alarde.  Ele não queria que nada de mal acontecesse àquela menina.   Papa Francisco diz:

“E o Evangelho diz: 'Porque era um homem justo e não queria acusá-la publicamente, resolveu deixá-la em segredo' ( 1, 19).

Esta pequena frase resume um verdadeiro drama interior, se pensarmos no amor que José tinha por Maria! Mas, mesmo em tal circunstância, José pretende fazer a vontade de Deus e decide, sem dúvida com grande dor, abandonar Maria em segredo. Devemos meditar nessas palavras, para entender a prova que José teve que enfrentar nos dias que precederam o nascimento de Jesus. Uma prova parecida com aquela do sacrifício de Abraão, quando Deus lhe pediu seu filho Isaque (cf. Gn 22): renunciar à pessoa mais preciosa, à pessoa mais amada.”

Mas o Senhor não abandonaria José e nem Maria (que a essa altura não poderia ficar sozinha – seria muito perigoso) e faz com que um anjo explique tudo a ele em sonho.  E José, neste momento é obrigado a renunciar completamente a todas as expectativas que tinha criado, para seguir o caminho que Deus estava mostrando.

José, assim como qualquer homem, em qualquer tempo, imaginava ter uma esposa, filhos e uma vida normal em que trabalharia durante o dia e chegaria em casa ao final da tarde para ficar com sua família.  Não imaginava desposar uma mulher grávida, não imaginava fugir para proteger a sua família e com certeza, não imaginava ter que abraçar a imensa responsabilidade de criar o Filho de Deus, o Messias tão esperado por todos.

De novo, vamos olhar para as palavras irretocáveis de Francisco:

“Este Evangelho nos mostra toda a grandeza de alma de São José. Ele estava seguindo um bom projeto de vida, mas Deus reservou para ele um outro projeto, uma missão maior. José era um homem que sempre dava ouvidos à voz de Deus, profundamente sensível à sua vontade secreta, um homem atento às mensagens que lhe vinham do profundo do coração e do alto. Não ficou obstinado em perseguir aquele seu projeto de vida, não permitiu que o rancor lhe envenenasse a alma, mas estava preparado para colocar-se à disposição da novidade que, de forma desconcertante, era-lhe apresentada. Era assim, era um homem bom. Não odiava, e não permitiu que o rancor lhe envenenasse a alma. Mas quantas vezes em nós o ódio, a antipatia também, o rancor nos envenenam a alma! E isso faz mal. Não permiti-lo nunca: ele é um exemplo disso. E assim, José se tornou ainda mais livre e grande. Aceitando-se de acordo com o projeto do Senhor, José encontra plenamente a si mesmo, além de si. Esta sua liberdade de renunciar ao que é seu, e esta sua plena disponibilidade interior à vontade de Deus, nos interpelam e nos mostram o caminho.”

O parágrafo acima é para ser lido mil vezes, até que se entenda tudo o que São José representa para a vida de cada um de nós.

São José tinha um plano para sua vida e, em algum momento, teve que encarar a o fato de que o plano de Deus não combinava com seus planos.  Com toda a certeza isso já aconteceu com cada um de nós!  Mas quando isso aconteceu, o que fizemos?  Aderimos ao plano de Deus ou ficamos rancorosos e envenenados, lamentando por não conseguirmos impor nossos próprios planos?

Papa Francisco fala que José se tornou mais livre e grande ao aderir ao plano de Deus.  Parece paradoxal que José não tenha feito o que quer, mas tenha se tornado mais livre!  O pecado original sempre nos dá a tentação de acharmos que ser livre é não pertencer a nada nem ninguém.  Mas isso é uma ilusão.  Sempre seguimos alguém, sempre pertencemos a algo.  Então, porque não seguir a Deus e pertencer a Ele?  Há outra maneira de ser realmente livre?

Quantas vezes nos agarramos aos nossos planos, tentando fazer com que prevaleçam?  Quantas vezes viramos as costas para os planos de Deus porque achamos tudo muito difícil?  Quantas vezes ficamos confusos com a realidade e não enxergamos o que Deus quer de nós?

Neste Natal, olhemos para São José, que não foi poupado do pecado original, nem das dificuldades.  Aderiu fielmente aos planos de Deus, cresceu, foi mais livre e serviu como peça fundamental da salvação de todos nós.


Alexandre Varela é catequista de Crisma e editor do site O Catequista.

Fonte: ZENIT

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013


JOVENS DO EJC DA PAROQUIA SÃO SEBASTIÃO PARTICIPAM DA CELEBRAÇÃO FESTIVA DO NATAL NA FUNASE – CASE


Foi realmente um momento muito bom para os nossos jovens e para os familiares e jovens que estão internados naquele local. Que o senhor possa nascer  todos os dias em  nossos corações para continuarmos fiéis a missão.



MAIS UMA TURMA DE LEIGOS RECEBE CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE TEOLOGIA PASTORAL

            Esse é um momento de grande alegria para a nossa Diocese visto que em Assembleia Diocesana neste ano de 2013 decidimos investir na formação do laicato.





terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Por que acredito!

            Dizem os sábios que acreditar é colocar confiança naquilo que nem mesmo a gente ver ou enxerga. Todas as vezes que eu vejo alguém dizer que acredita em algo, em alguma pessoa ou coisa, logo me vem à cabeça a experiência da minha vida e das tantas histórias contadas por  pessoas que eu conheci na minha pequena caminhada neste mundo.

            Quando eu digo que acredito em alguma coisa ou em algo, é preciso que eu no mínimo tenha feito uma experiência com isto, conheça, tenha visto ou até mesmo tocado. Às vezes fico muito chocado com as expressões tão conhecida por nós de que só acreditamos naquilo que vemos. Ora, parece que a experiência da vida tem nos provado justamente o contrário.

            No mundo moderno ou o mundo da virtualidade onde acreditamos em dados ou arquivos armazenados em computadores fica cada vez mais difícil ter que tocar para acreditar. Basta ver as grandes bolsas de valores e as suas grandes negociações que movimentam milhões, sem, no entanto ninguém ver se quer a cor deste dinheiro nem mesmo sabe onde encontra-lo. Realmente é uma loucura, e neste meio, em questão de segundos quem esta muito rico pode ficar totalmente pobre, basta que se espalhe um boato de desvalorização das ações da empresa em que se investiu. O que mais me assusta é que quem mais acredita neste mundo de ilusão ou virtual como queiram são as pessoas que se dizem mais inteligentes, pois, para se investir neste mundo precisa ser muito audacioso e inteligente. É realmente de pasmar.

            A alguns neste mundo que realmente precisam de provas para acreditar em algo. Mas, será que só números numa tela valem para acreditar? Em quem realmente ou em que realmente confiamos?

            Quando se trata de Deus o argumento da maioria das pessoas que contestam a sua existência é a de nunca terem visto ou tocado o Senhor. Tenro engano, eu já toquei o Senhor, quando na minha vida percebei que sem a minha fé Nele nada poderia fazer ou estava realmente fadado ao fracasso. Acredito Nele, por que a mim se revela, não como números em tela de forma virtual, mas como aquele que se faz presente na minha vida através daqueles que estão ao meu lado em todos os momentos da minha existência. Acredito Nele por que sinto em mim uma vontade enorme de superar-me todos os dias, uma vontade grandiosa de melhorar e me superar a cada vitória, que Ele mesmo me possibilita e me diz você pode mais vá em frente, não tenha medo. Acredito Nele, pois, me deixa livre até mesmo para não acreditar, mesmo sentindo essa angustia que perpassa toda a nossa existência de nunca estar realmente completo. E acredito plenamente que esta falta é a saudade que sinto de quando estava Nele, até Ele me colocar aqui, e me dizer seja feliz, a vida é lida. Pois como diz a música popular “pra quem tem fé à vida nunca tem fim”!

Fiel no pouco!

Pe. José Émerson.